Tabaco
O hábito de fumar é muito comum entre jovens e adultos, por isso o cigarro é uma das drogas mais consumidas no mundo. Várias ainda pensam que o cigarro não é uma droga, porque sua venda não é proibida. Será que elas estão certas? Vamos ver…
A matéria prima do cigarro, do chruto e do fumo é o tabaco (Nicotina tabacum).Essa planta contêm uma substância chamada nicotina. Para você ter uma idéia do quanto ela faz mal à saúde: uma gota de nicotina pura na língua é suficiente para matar uma pessoa!
Quando alguém está fumando, a nicotina é absorvida pelos pulmões e chega rapidamente ao cérebro, atuando como um estimulante leve.
Muitas pessoas se sentem mais relaxadas quando fumam, outras acham que o apetite diminui e fumam para não engordar. Seja qual for o motivo, o tabaco tem, além da nicotina, um número muito grande de substâncias tóxicas ao organismo, como o alcatrão e o monóxido de carbono.
O uso frequente do tabaco pode provocar irritabilidade, náuseas, diarréia, vômitos, tontura, fraqueza, dores abdominais, elevar a prssão sanguínea, diminuir o sentido de olfato e paladar, reduzir a resistência e enrugar a pele. Consumido por muito tempo, provoca o aparecimento de diversas doenças graves, como câncer, enfisema pulmonar, infarto, derrame cerebral etc.
É importante lembrar que os fumantes não prejudicam apenas sau saúde, mas também a das pessoas que ficam expostas à fumaça do tabaco. Você sabia que quando a mãe fuma durante a gravidez e a amamentação, o bebê também é atingido pelos efeitos do tabaco? Ele pode nascer com menos peso, menor estatura, alterações neurológicas e problemas cardíacos e respiratórios.
E então? O tabaco não é mesmo uma droga?
Autor: Gabriel Augusto