Solventes Químicos ou Inalantes
Os solventes químicos são fabricados em laboratório e são utilizados para dissolver outras substâncias. Muitos deles evaporam com facilidade e por isso podem ser inalados, isto é, introduzidos no organismo através da aspiração pelo nariz ou pela boca.
Provavelmente você deve conhecer vários produtos que contêm estas drogas, pois elasestão no esmalte, tinta, cola de sapateiro, tíner, gasolina, benzina, acetona etc.
Por causa do uso de solvente químicos em certas indústrias, há pessoas que os inalam involuntariamente porque ficam expostas ao ar contaminado, como os funcionários das fábricas de sapatos. Para evitar que esses trabalhadores tenham problemas de saúde, existem leis rígidas sobre as condições de ventilação nesses lugares.
Entretanto, outras pessoas usam inalantes de forma voluntária, como é o caso de algumas crianças que vivem nas ruas e cheiram cola de sapateiro.
Ao contrário do que se imagina, o consumo destas drogas não é características exclusiva das camadas sociais mais pobres. Alguns jovens, por exemplo, inalam lança-perfume ou cheirinho de loló, que é uma mistura de solventes químicos colocada em um tubo. A fabricação dessa mistura é proibida no Brasil.
Entre os principais efeitos estão euforia, sonolência, perda de apetite, alucinações, tosse,coriza, tontura, náusea, vômitos, muita salivação e dores musculares. Quanto mais se inala, mais o cérebro e as consequências tornam-se graves. O dependente entra em confusão mental, a visão fica embaçada, a fala enrolada, há perda do autocontrole, sente dor de cabeça, não consegue mais fixar os olhos em determinado objeto, começa a ter dificuldade para se movimentar e a alucinação piora.
Em altas doses, provoca queda da pressão sanguínea, convulsões e o usuário pode chegar à inconsciencia, entrar em estado de coma e até morrer. O uso frequente destrói as células do sistema nervoso. Essa lesão é irrevelsível e a pessoa fica apática, com dificuldade de concentração e problemas para memorizar. E não é só isso, os solventes químicos também podem causar problemas nos rins, na medula óssea, no fígado e nos nervos periféricos que controlam os músculos.
Autor: Gabriel Augusto