Maconha
A maconha é composta por folhas e flores secas do cânhamo (Cannabis sativa). Como todas as plantas ela sofre influencias do ambiente onde é cultivada. Condições do meio externo, como clima e solo, podem interferir na quantidade de substâncias químicas presente na planta. Issoquer dizer que o cânhamo cultivado em um lugar como o havaí ode ser quimicamente mais forte que o cultivado no Brasil ou vice-versa.
A maioria das pessoas que usa esta droga enrola a maconha em forma de cigarro chama do de "baseado", "beck" etc. Algumas fumasm em um cachimbo, outras misturam com a comida e há aquelas que a consomem em forma de chá.
As variações mais fortes da maconha são conhecidos como haxixe e óleo de haxixe.
Em qualquer forma de consumo, a maconha altera a atividade cerebral porque contém uma substância química chamada THC (tetraidrocanabiol), que é a principal responsável pelos efeitos da droga no organismo.
Quando alguém fuma um "baseado", os olhos ficam avermelhados, as pupilas dilatadas, o coração dispara e a boca fica seca. Tem gente que se sente relaxada ou alegre, há quem sinta muita sede e fome, mas há pessoas que sofrem os efeitos negativos e tem alucinações, ansiedade, pânico, paranóia ou desânimo generalizado.
A maconha pode prejudicar o processo de aprendizagem, pois entre os efeitos estão: dificuldade para memorizar fatos recentes, diminuição da capacidade de raciocínio e problemas com tempo e espaço. além disso, os reflexos diminuem, aumentando o risco de acidentes.
Quem fuma esta droga com frequencia tem uma tosse persistente, tende a se resfriar mais facilmente e pode ter os mesmos problemas respiratórios de uma pessoa que fuma cigarros. O uso intenso pode provocar o aparecimento de certos tipos de câncer e problemas no sistema respiratório, imunológico e reprodutivo.
É muito importante você saber que o uso da maconha afeta o desempenho na escola, nos esportes, no trabalho e em outras atividades.
Autor: Gabriel Augusto