Bebidas Alcoólicas

18/06/2011 13:49

Da mesma forma que o cigarro, as bebidas alcoólicas normalmente não são consideradas drogas por causa de sua grande aceitação social. Mas o àlcool causa dependência, sim, e o consumo exagerado pode se tornar um grande risco de vida!

As bebidas alcoòlicas provocam um efeito desinnibidor, por isso algumas pessoas se sentem mais alegres e acham que tem maior facilidade para falar e se expressar. Muitas vezes, recebem o incentivo dos amigos para que bebam mais um pouco... Mais um pouco... Aí começam os problemas!

As pessoas que ingerem álcool se sentem anestesiadas, a capacidade de concentração e os reflexos diminuem e o sono aumenta, podendo ocasionar inúmeros acidentes de trânsito e de trabalho. Outros efeitos negativos são o aumento da agressividade e a ressaca, que se caracteriza por enjôo, vômitos, tremores, suor abundante, dor de cabeça e tontura.

O organismo feminino é mais sensível que o do homem aos efeitos nocivos do álcool, por isso as mulheres podem apresentar problemas de saúde após ingerirem menor quantidade de bebidas acoólicas que os homens. Além disso, o consumo durante a gravidez põe em risco a saúde física e mental do bebê.

Normalmente, o consumo frequente leva ao alcoolismo. Muitas famílias sofrem com o fato de terem um alcoólatra em casa pelos danos que ele faz a si mesmo e, em alguns casos, por causa das brigas, discussões e atos violentos.

Os alcoólatras estao arriscados a terem certos tipos de câncer (principalmente do fígado, esôfago, garganta e laringe), cirrose epática, problemas no sistema imunológico e danos cerebrais.

Se não forem tratados, os dependentes acabam perdendo os amigos, o emprego, a família... Até a própria vida! A amioria dos problemas decorrentes do consumo de álcool é reversível e tratável, por isso é importante buscar ajuda médica o quanto antes.

Autor: Gabriel Augusto