Barbitúricos ou sedativos

18/06/2011 13:44

Na época em que os barbitúricos foram descobertos, no começo do século XX, não se suspeitava que causassem dependência. A venda com receita médica só começou a ser obrigatória quando milhares de pessoas ja haviam se tornado dependentes.

Antigamente, estaas drogas eram utilizadas no tratamento de insonia, mas com o tempo, o uso para este fim foi sendo substituído por novos medicamentos. Hoje em dia, os barbituricos são indicados no tratamento de convulsões e na preparaçao para anestesia geral em cirurgias.

Somente o médico tem capacidade para indicar a quantidade exata que a pessoa deve tomar, porque a dose que produz os efeitos medicinaisdesejáveis está muito proxima da dose que começa a intoxicar o paciente. As consequências podem variar desde um efeito sedativo, anestésico ou até levar a morte.

Quem toma barbitúricos fica sonolento, com menor capacidade de concentração e tem uma sensação de relaxamento.

O consumo em doses maiores que as recomendadas pelos médicos causa o envenenamento. Entre os sintomas estão a sensação de embriaguez dificuldade para falar e andar, diminuição do reflexo e do raciocínio, pressão sanguínea baixa e sono pesado.

Em casos mais graves, a pessoa entra em estado de coma,ficando com a respiração tão lenta que pode morrer por parada respiratória.

A mulher grávida não deve usar estas drogas, pois há risco da criança nascer com deficiência física, dificuldades respiratórias, irritabilidade, distúrbios de sono e dificuldades de alimentação.

Assimcomo os ansiolíticos, os efeitos tóxicos do barbitúricos aumentam se forem consumidos com álcool.