Anabolizantes

11/03/2011 21:22

Para melhorar aparência física é importante fazer ginástica e ter uma alimentação saudável. Porém, a preocupação com a estética as vezes é exagerada e pode levar algumas pessoas a procurarem um caminho que traz muitos riscos a saúde, como o consumo de anabolizantes.

Os anabolizantes são derivados sintéticos do hormônio masculino testosterona. O uso médico é indicado para os indivíduos que, por algum motivo, precisam repor testosterona no organismo.

O grande problema ocorre quando os anabolizantes soa usados para fins estéticos. O principal motivo que torna atraente o seu consumo é que estas drogas provocam o aumento da massa muscular – o usuário prefere ficar forte e musculoso em pouco tempo, mas sem saúde nenhuma!

Quem toma ou injeta anabolizantes fica eufórico e agitado, sente insônia, perde o apetite e tem um aumento temporário do peso corporal e da força.

O uso abusivo pode provocar tremores, acne, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, icterícia (síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas), mau funcionamento dos rins, enfraquecimento dos ossos e do sistema imunológico, câncer (fígado, boca e pele), sérios danos no aparelho reprodutor e alteração de humor. Quando são injetados com seringas compartilhadas, há também um alto risco de contaminação por doenças transmitidas pelo sangue, como aids e hepatite.

Não se esqueça que os anabolizantes contêm testosterona e o uso destas drogas altera a quantidade de hormônio e causa graves efeitos no organismo, como a diminuição dos testículos e queda irreversível do cabelo no homem; interrupção da menstruação, crescimento de pelos no corpo e na face e o engrossamento da voz na mulher; e interferência no crescimento ósseo no adolescente.

Certamente você já ouviu falar sobre atletas que perderam medalhas em competições porque usaram anabolizantes. É uma punição severa, mas muito justa porque o principal objetivo é preservar a saúde do próprio atleta.

Ter um corpo bonito e um bom desenpenho em competições não é uma tarefa fácil.

Isso requer muitos cuidados e dedicação. Tenho certeza de que um corpo saudável, sem drogas vale uma medalha de ouro!

Autor: Gabriel Augusto