Acupuntura
Técnica terapêutica praticada na China a quase 5 mil anos que consiste na aplicação de finas agulhas de aço inoxidável, prata ou ouro de 5 a 12 cm de comprimento, em determinados pontos do corpo.Estudos têm mostrado que seu maior benefício é aliviar a dor. Mas os cientistas ocidentais ainda não conseguiram entender muito bem como ela atua. Uma das hipóteses é de que favoreça a liberação de endorfina, o analgésico natural do corpo humano.
A explicação dada pelo antigo tratado de medicina chinesa, o Nei Ching, é de que existem no corpo 12 pares de canais por onde circula a energia necessária a vida. A doença, segundo essa teoria, seria o resultado da falta de energia ou de bloqueio em seu curso. A acupuntura seria capaz de corrigir esse fluxo.
Para isso, utiliza em torno de 120 pontos dos milhares que existem ao longo dos canais de energia. Cada um deles se relaciona a um órgão do corpo: para tratar os que estão abixo do diafragma, adotam-se, de preferência pontos situados nas pernas; já os órgãos do tórax são alcançados atravéz de aplicações nos braços. Além de agulhas, esses pontos podem ser estimulados com eletrodos ou laser.